Controlar o estoque de forma eficiente pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um supermercado. E a maneira mais eficiente de fazer isso é com um sistema de gestão de estoque.
Se você enfrenta problemas de rupturas nas gôndolas e falhas de reposição, talvez a raiz de tudo isso esteja na falta de uma tecnologia eficiente. Neste conteúdo, queremos te apresentar o WMS (Warehouse Management System) e como ele transforma o monitoramento de estoque. Vamos lá?
O gerenciamento de estoque é um processo amplo e complexo que engloba o planejamento, o monitoramento e a organização do estoque de em uma empresa — que pode ter matérias-primas e produtos acabados.
No caso dos supermercados, o estoque é bem diversificado e deve ser dimensionado conforme o perfil do negócio e de seus clientes. Assim, pode conter uma variedade de itens, como:
Um sistema de gestão de estoque é a ferramenta que ajuda a controlar, monitorar e otimizar todos os processos do gerenciamento de estoque. Assim, automatiza inúmeras atividades, da reposição de itens à distribuição.
É importante mencionar que uma boa ferramenta deve se integrar aos demais sistemas e setores da empresa. Isso porque, um estoque eficiente depende de análises de dados financeiras e de vendas, por exemplo.
Com essa tecnologia, a empresa consegue ajustar sua operação à demanda do mercado, melhorando a experiência do cliente e reduzindo custos operacionais.
Ter um estoque equilibrado não é uma tarefa simples, principalmente quando analisamos a operação de um supermercado. Todos os dias, há um volume considerável de entrada e saída de itens, e um descuido pode fazer com que o cliente não encontre o que precisa.
A tecnologia entra em cena para simplificar a gestão de estoque. Com ela, você reduz incertezas e conquista diferenciais importantes, como:
Com um sistema de gestão de estoques, é possível monitorar de perto a quantidade de produtos no armazém e as datas de validades de cada lote. Dessa forma, é possível planejar melhor a distribuição dos itens e até promoções para evitar perdas e desperdícios.
Se a gestão de estoque falha, o cliente pode não encontrar seu produto preferido na prateleira. Essa ruptura de estoque é um dos problemas que mais impactam na satisfação do cliente no varejo, especialmente em supermercados.
Um software de gestão de estoque te ajuda a melhorar a logística do seu supermercado. Isso ocorre graças à visibilidade e controle de dados, que ter ajuda a comprar mais itens no momento exato, aproveitando de forma inteligente o espaço de armazenamento.
Outro fator interessante é que supermercados que desejam aderir ao omnichannel e ao delivery precisam ter um rígido controle de estoque. Sem tecnologia, essa tarefa é muito desafiadora e pode até comprometer a satisfação dos clientes.
Sempre que você vende um produto, sua saída deve ser registrada no estoque. Já pensou ter que fazer isso manualmente? Além de lento, o processo poderia conter erros e prejudicar seu controle financeiro.
Com o sistema de gestão de estoques, esse ajuste é feito em tempo real. Assim, o gestor tem uma visão precisa dos níveis de estoque e consegue prever o momento e a quantidade ideal para reposição com apoio de relatórios e gráficos de vendas.
Como vimos, um bom software de gestão de estoques faz toda a diferença. Mas como identificar a ferramenta certa em um mercado repleto de opções?
Em primeiro lugar, é importante entender que essa decisão exigirá algumas análises. Afinal, estamos falando da implementação de uma nova tecnologia — e isso envolve investimentos financeiros, mudanças de processos e treinamento de equipe.
A seguir, listamos alguns fatores que devem ser avaliados. Confira!
A gestão de estoque deve caminhar lado a lado com a gestão do supermercado. Por esse motivo, é importante que o sistema escolhido se integre de forma prática e fácil aos demais softwares que o negócio já usa, como o ERP e CRM.
A integração simplifica a troca de dados e melhora a fluidez da operação, além de evitar retrabalho e erros de comunicação entre departamentos.
A usabilidade do sistema é inegociável, pois sua equipe não pode perder tempo com processos que devem ser rápidos e simples. Neste sentido, é importante avaliar se o sistema tem uma interface amigável e se o fornecedor oferece suporte técnico e treinamentos.
Avalie se o sistema oferece relatórios em tempo real, pois o seu estoque precisa ser monitorado de forma constante. Quanto mais informações sobre os itens disponíveis, melhor será seu planejamento de compras, marketing e vendas.
Precisa otimizar de verdade sua gestão de estoque? O novo WMS da RP Info é a solução ideal para o seu negócio!
A plataforma foi construída com interface intuitiva e funcionalidades que ajudam sua equipe a manter o estoque sempre organizado e pronto para as exigências de seus clientes.
O WMS se integra perfeitamente ao ERP da RP Info e garante a gestão estratégica de todos os processos logísticos — do recebimento à expedição de mercadorias. Confira mais alguns de seus diferenciais e funcionalidades:
A RP Info também oferece o WMS Mobile, uma funcionalidade que complementa o sistema de gestão de estoques. Com ele, fica ainda mais fácil monitorar os processos logísticos, com informações em tempo real e mobilidade.
Seu maior diferencial é a automação de processos na palma da mão. Isso porque, a plataforma pode ser utilizada em smartphones e coletores, o que a torna ainda mais acessível e prática.
O WMS Mobile tem mais de 30 módulos que otimizam diversos processos logísticos. Entre suas funcionalidades estão:
Quer conhecer melhor o WMS da RP Info? Converse com nossos especialistas!